CUIDADOS COM A LIMPEZA DE GRANITO E GRANILITE

Muitas casas têm detalhes em pedras, como granito, granilite, ardósia e mármore, seja em revestimentos, pisos ou bancadas. Um dos grandes desejos de quem possui esse material é manter a beleza e prolongar sua vida útil.

Vale lembrar que quando são usadas em residências, é mais propício que entrem em contato com substâncias que podem manchar, riscar, deixar a pedra opaca ou até modificar a cor.

Por isso é necessário conhecer alguns cuidados que devem ser tomados para evitar situações deste tipo e garantir que o seu material tenha uma vida útil muito maior.

SAIBA O QUE É GRANILITE E GRANITO

Para quem não conhece, granilite é uma pedra composta pela mistura de diversos outros materiais, como mármore, granito, quartzo, calcário, cimento, areia e água, o que dá o visual chapiscado do material.

No mercado, podem ser encontrados dois tipos de granilite, sendo a diferença notável no acabamento.

  • Granilite de textura lisa: No polido, a pedra tem textura lisa e recebe um revestimento de resina.
  • Granilite de textura em relevo: Esse segundo tipo é chamado de fugê, mantêm os relevos de pedriscos.

É importante tomar cuidado ao fazer a limpeza do granilite polido, pois devido ao seu revestimento de resina, ele é mais escorregadio.

Já o granito, apesar de ser uma excelente escolha pela sua versatilidade, longa duração, resistência e fácil manutenção, pode ser danificado com o uso de produtos de limpeza comuns por conter agentes corrosivos. Por isso a importância de utilizar produtos especializados.

Independentemente do piso, não é recomendável o uso de objetos duros na hora da limpeza dessas superfícies, como esfregões de arame e esponjas de aço, pois podem riscar sua superfície e danificar sua aparência.

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS NA HORA DA LIMPEZA

O primeiro passo já deve ser feito logo após a instalação. Neste momento, é comum que respingue massa ou alguma outra substância no piso e manchá-lo.

Encerar também é um passo importante e deve ser feito periodicamente, pois cria uma película que protege o material dos danos corriqueiros da rotina, como um arrastar de móvel.

Um produto bastante indicado é o Aromalko da Stream, utilizado para higienizar e aromatizar diversas superfícies. Pode ser usado em granito e granilite, mármore, cerâmicas, telefones, computadores, móveis metalizados, além de couros, plásticos e acrílicos.

STREAM PRODUTOS DE LIMPEZA

R.Barão de Mauá,635 – Vila Virgínia
Ribeirão Preto – SP
 CEP 14030-190
Tel.: (16) 3434-3466

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *